Logo

Links para os GTs no Google Meet

 

 

GT: Saúde e Educação na promoção da Saúde e prevenção de doenças dos trabalhadores e trabalhadoras

 

Jaqueline Marafon Pinheiro (URI) (jaqueline@uri.edu.br)

Marcia Casaril dos Santos Cargnin (URI) (marciacasaril@uri.edu.br)

 

AUTOR

TÍTULO

LINK MEET

Ana Paula Galli

Marcia Casaril dos Santos Cargnin

Andresa Ampese

SITUAÇÕES DE ESTRESSE OCUPACIONAL E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADAS POR PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR

https://meet.google.com/ktz-aftp-oki

 

 

Thiago Fortes Garcia

Arnaldo Nogaro

A PRÁTICA MÉDICA RADIOLÓGICA E A HERMENÊUTICA

Marcos Rogério dos Santos Souza

José Lucas Marques Duarte

Elizandra Souza dos Reis

O PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL COMO AGENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO DE COVID-19

Adriana Germano Pereira

Jaqueline Marafon Pinheiro

O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO DE ADOECIMENTO?

Ana Claudia Soares

Carla Simone Franke Heimburg 

Maristela Borin Busnello

PLANIFICAÇÃO EM SAÚDE: CAMINHOS PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

 

 

 

 

GT: Leitura na Era Digital

 

Ana Paula Teixeira Porto (URI) (anapaula@uri.edu.br)

Luciane Figueiredo Pokulat (IFFAR) (luciane.pokulat@iffarroupilha.edu.br)

 

AUTOR

TÍTULO

LINK MEET

Adriane Ester Hoffmann

Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli

CONVITE À LEITURA: DO LIVRO FÍSICO ÀS MÍDIAS

https://meet.google.com/hwg-dbmv-ajo?hs=122&authuser=2

 

Marieli Paula Folharim Theisen

A LEITURA NA ERA DIGITAL E VIDEOCLIPES NO ENSINO DE LÍNGUA

 

PORTUGUESA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Hellen Boton Gandin

Ana Paula Teixeira Porto

APLICATIVOS PARA ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: POSSIBLIDADES DE

TDICS NA ESCOLA

Luciane Figueiredo Pokulat

LIÇÕES DA PANDEMIA:  ALGUMAS PROVOCAÇÕES PARA A ESCOLA

Eberson Luiz Fadanelli

Ana Paula Teixeira Porto

USO DE REDES SOCIAIS NA TERCEIRA IDADE: REFLEXÕES SOBRE O

 

COMPORTAMENTO DESSE PÚBLICO

Marijane de Oliveira Soares

Ana Paula Teixeira Porto

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO

E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO MÉDIO: AS DEMANDAS DAS ESCOLAS

CONTEMPORÂNEAS

Elisangela Bertolotti

Ana Paula Teixeira Porto

TRANSFOBIA, CONSERVADORISMO E PRECONCEITO: UMA LEITURA DE POSTS DO TWITTER ASSOCIADOS À TRANSEXUALIDADE

Erika Aparecida de Souza Eduardo Sete

LEITURA E LITERATURA: TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO E

DESAFIOS DO SÉCULO XXI NA EDUCAÇÃO

Ana Paula Teixeira Porto

LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO REMOTO: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS E MEDIAÇÃO DAS TDICS

Silvana Dal Pizzol da Costa

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA

 

 

 

 

GT: Diferentes territórios educativos e as políticas públicas: um diálogo necessário

 

Jaqueline Moll (UFRGS e URI) (jaquelinemoll@gmail.com)

Lia Heberlê de Almeida Pastorio (UFRGS) (lia_ha@hotmail.com)

 

AUTOR

TÍTULO

LINK MEET

Carlos Wagner Costa Araújo

Jaqueline Moll

A PEDAGOGIA DA PERGUNTA NAS MOSTRAS CIENTÍFICAS E FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANISTA

http://meet.google.com/dns-evfo-rgh

 

Diovane de César Resende Ribeiro

Wagner Wey Moreira

Mônica Izilda da Silva

EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDGAR MORIN: ASSOCIAÇÕES PARA SE PENSAR OS DIFERENTES ESPAÇOS E TEMPOS EDUCATIVOS.

Eloisa de Souza Santos

EDUCAÇÃO BASEADA NO LUGAR: O TERRITÓRIO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Inacira Caliandro Bomfim

Jaqueline Moll

INTERFACES ENTRE ZOO E ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Loreni Aparecida dos Santos

Jaqueline Moll

A PRAÇA CÉU E A CONSTRUÇÃO DOS INTERLOCUTORES AMBIENTAIS.

Cristiane Jung Abarno

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ABRINDO CAMINHOS PARA SAÚDE INTEGRAL.

Débora Correa Fonseca

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM JORNADA ESCOLAR AMPLIADA: UM ESTUDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDONÓPOLIS(MT).

Gabriele Milbradt Glasenapp; Larissa Rangel Soares

CIÊNCIA NO BOTECO: O ENSINO NÃO-FORMAL POTENCIALIZANDO AS CIDADES EDUCADORAS

 

 

 

GT: As políticas públicas de educação e sua contribuição á redução das desigualdades sociais e da exclusão na cidade educadora

 

Edite Maria Sudbrack (URI) (sudbrack@uri.edu.br)

Dora Fonseca (Universidade de Aveiro/Portugal)

 

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Aloir Afonso Warken

Edite Maria Sudbrack

O PISA COMO INDUTOR E REGULADOR SUPRANACIONAL DE POLÍTICAS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO

 

https://meet.google.com/xmr-wggb-gsa

 

Claudete Andrade de Freitas

Lizandra Andrade Nascimento

Edite Sudbrack

 

A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA

 

Douglas Silveira

Edite Maria Sudbrack

Elke Luanne da Silva Xavier

Silvia Regina de Oliveira

 

FUTURE-SE, UMA ANÁLISE DOS ARGUMENTOS PRÓS E CONTRAS SOBRE O PROGRAMA DE GOVERNO VOLTADO PARA O ENSINO SUPERIOR

 

Liliane Kolling

Hildegard Susana Jung

Priscilla Rosa Farias

Ricardo Backes

 

O DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA E A QUESTÃO DA (des) IGUALDADE SOCIAL

 

Rafael Masson Furtado

O DIREITO À EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO DE ALUNOS REFUGIADOS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO

Silvia Regina de Oliveira

Arnaldo Nogaro

Edite Maria Sudbrack

Elke Luanne da Silva Xavier

TÍTULO: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NÃO DOCENTES (PNDs), DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUÍNA – MT:  PERSPECTIVAS, AVANÇOS E DESAFIOS

Ricardo Vinicius Carpes Thumé

Charlene Bitencourt Soster Luz

Hildegard Susana Jung

 

A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

 

Marcio José Menuzzi

Edite Maria Sudbrack

 

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CIDADE EDUCADORA

 

Cintia C. Maciel Neves

Cledes Antonio Casagrande

Hildegard Susana Jung

 

POSSIBILIDADES DA AUTONOMIA EM AMBIENTE ESCOLAR PARTINDO DA VISÃO DE PAULO FREIRE

 

Elke Luanne da Silva Xavier

Arnaldo Nogaro

Edite Maria Sudbrack

Sílvia Regina Oliveira

 

VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO E PARTICIPAÇÃO

 

Hildegard Susana Jung

Douglas Vaz

Remi Maria Zanatta Benatti

Paulo Fossatti

 

O PIBID ENQUANTO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS FORMATIVAS RECÍPROCAS

 

 

 

 

GT: Políticas de Educação básica e superior no Brasil: enfrentando desigualdades e construindo cidadania

Rachel Costa de Azevedo Mello (UFPE) (racheldeazevedo@yahoo.com.br)

Renata Gerhardt de Barcelos (UFRGS) (renatagbarcelos@yahoo.com.br)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Iana Fatima Narcizo

Ivo Dickmann

 

CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: uma revisão bibliográfica

https://meet.google.com/fgp-enyr-mxu

 

Letícia Domanski

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A VIDA E O MUNDO DO TRABALHO

Natálie Dos Reis Rodrigues

A AVALIAÇÃO E A EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE       SOBRE O PROGRAMA TRAJETÓRIAS CRIATIVAS

Vanessa Amaral

Martin Kuhn

O CORPO E FORMAÇÃO: COMPREENSÕES EMERGENTES DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ

Chanauana De Azevedo Canci

Jaqueline Moll

A UNIVERSIDADE E A AÇÃO AFIRMATIVA DE COTAS: O DESAFIO DA INCLUSÃO EFETIVA

 

Caroline Luisa Ldwig Fuhr  Silvia Regina Canan

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA

Neusa Regina Wachholz

Jaqueline Moll

A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES

 

Elisabete Do Carmo Dal Piva

 

APRENDIZADOS E VIVÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM SC: UMA LEITURA EM DIÁLOGO COM OS TEXTOS DO PNEM

Cristian Andrei TIsatto

ATORES E DISPUTAS: A QUEM INTERESSA UMA BASE NACIONAL CURRICULAR?

Paula Dos Santos De Oliveira

Stefani Iolanda Gomes De Lima

Lígia Dadaltcasaril

Eliara Zavieruka Levinski

NO ESTAR SENDO PEDAGOGO, PRIMEIROS DIÁLOGOS

SOBRE E COM CIDADES EDUCADORAS

Ail C. Meireles Ortiz

Juliane M. Morgenstern

Márcio Tascheto Da Silva

AFIGURAÇÃO E INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS CIDADES EDUCADORAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFN, SANTA MARIA/RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GT: Percepções sobre a Cidade Educadora através do diálogo entre local e global

 

Jordana Wruck Timm (URI) (jordana@uri.edu.br)

Tatiane de Freitas Ermel (Universidade Complutense de Madrid)

 

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Aleandra Cristova Defaveri

Bruna J. Menegazzo da Silva

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA PERSPECTIVA FOUCAULTIAN

https://meet.google.com/qzq-aspy-aoi?authuser=0

 

Ângelo Luís Stroher

Jordana Wruck Timm

A MEDICINA E A CAPITAL EDUCADORA DOS ANOS OITOCENTOS NO BRASIL

Claudionei Vicente Cassol

Sidinei Pithan da Silva

SOLIDARIEDADE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DO MUNDO QUE COMPARTILHAMOS A PARTIR DO PARADIGMA DA AMBIVALÊNCIA

Juliana Vani

Claudionei Vicente Cassol

EDUCAÇÃO, DIÁLOGO E SOLIDARIEDADE: AMBIVALÊNCIA DESDE O MUNDO COMPARTILHADO

Margaret Mocelini

Jordana Wruck Timm

PROTAGONISMO DOCENTE: O PAPEL IDENTITÁRIO E SOCIAL DA PROFESSORALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Mirian Azevedo Rodrigues

Luana Porto Teixeira

Tatiane de Freitas Ermel

OS DOCUMENTÁRIOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LOCAL E GLOBAL SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Rosa Carine Menezes Mattos

Jordana Wruck Timm

BEM E MAL-ESTAR DOCENTE: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Valéria Pinheiro

PROJETOS SOCIAIS E EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA: POSSIBILIDADE(S) DE TRANSFORMAÇÃO HUMANA EM MUZUMUIA E FREDERICO WESTPHALEN

Vanessa Dal Canton

Luci Mary Duso Pacheco

Martin Kuhn

NO DESCOMPASSO DAS RACIONALIDADES, O PAPEL DA ESCOLA

 

 

 

GT: As Experiências e os Anúncios Pedagógicos de Humanização

 

Hedi Maria Luft  (UNIJUI) (hedi@unijui.edu.br, hedim@terra.com.br)

Cênio Back Weyh (URI)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Camila Sousa da Silva

Líbera Raquel Bazzan Pillatt

Walter Frantz

PROJETO “MEIO AMBIENTE: UM POR TODOS E TODOS PELO FUTURO DO PLANETA”: UMA EXPERIÊNCIA HUMANIZADORA DE EDUCAÇÃO CONSTITUINDO O CIDADÃO PLANETÁRIO

https://meet.google.com/tyd-rxmu-qjn

 

Andressa Domanski

ALTERIDADE E AMOROSIDADE: PRINCÍPIOS PARA A ATUAÇÃO NA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Janaína Horn Schmidt

Hedi Maria Luft

O CURRÍCULO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO SÉCULO XXI

Roberta Taís Recktenwald

Hedi Maria Luft

DIRETRIZES, REFORMAS E FINALIDADES: QUAL O LUGAR DA ESCOLA NA RECONSTRUÇÃO CURRICULAR?

Neusete Machado Rigo

PRÁTICAS QUE POTENCIALIZAM UM CURRÍCULO HUMANIZADOR CONTEMPORÂNEO

Jerusa Dutra Schreiner

Cênio Back Weyh 

O MUNDO DIGITAL E O DESAFIO DA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

Edilene Eva de Lima

Paula Cortinhas de Carvalho Becker

A TERRITORIALIDADE COMO ELEMENTO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Samba Sané

A IMPORTÂNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO PROCESSO DE DOMINAÇÃO COLONIAL PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU: O CASO DA EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GT: Cidades  Educadoras : percursos de adesão, processos de gestão e experiências intersetoriais

 

Luciane Sapanho Bordignon (UPF) (lucianebordignon@upf.br)

Eliara Zavieruka Levinski (UPF) (eliara@upf.br)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Thais Campos da Silva

Silvia Regina Canan

EXTENSÃO ACADÊMICA E INTERNACIONALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

https://meet.google.com/bgh-cppg-gpv

 

Márcio Paz Câmara

Silvia Regina Canan

LEI Nº 7.040/98/SEDUC/MT NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO: NORMATIZANDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Wislan Lima Marques

Luci Mary Duso Pacheco

EDUCADOR CORPORATIVO: ORIGEM, PERFIL E INFLUENCIA NA SOCIEDADE

Fernando de Cristo

Silvia Regina Canan

ESTUDO LITERÁRIO SOBRE CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Gisele Lamaison de Freitas

Eliara Zavieruka Levinski

CIDADE EDUCADORA:

A DIMENSÃO CULTURAL NO PROCESSO IDENTITÁRIO DE SOLEDADE

Ariele Souza de Vargas

Silvia Regina Canan

AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – PÓS LDB/96 E SUAS (DES) CONTINUIDADES

Eduardo Pastorio

Lia Heberlê de Almeida

Pastorio

Jaqueline Moll

SÃO GABRIEL CIDADE EDUCADORA: PRIMEIROS PASSOS

Dionísio Felipe Hatzenberger

Pedro Vinícius Francisco Reisdorfer

A ESCOLARIZAÇÃO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (1832-1943): o protagonismo da comunidade de imigrantes e a educação comunitária

Graciela Deise Metz

Silvia Regina Canan

CIDADE QUE EDUCA E INCLUÍ: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB O OLHAR DOS EDUCADORES

Ádria Brum de Azambuja

Eloá Ruas Silveira

Eliara Zavieruka Levinski

A GESTÃO DA CIDADE EDUCADORA: DECISÃO, VIVÊNCIAS E DESAFIOS

Juliâna Venzon

POSSIBILIDADES, PERCURSO E DESAFIOS DO MUNICÍPIO DE CAMARGO EM TORNAR-SE CIDADE EDUCADORA

 

 

 

GT: Educação, Cidadania e Território

 

Rodrigo Manoel Dias da Silva (rodrigoddsilva@hotmail.com)

Cesar Riboli (URI) (criboli@uri.edu.br)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Marta Cristina Barbosa; José Marcos Felipe

FORMAÇÃO CONTÍNUA CENTRADA NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES

https://meet.google.com/fsj-ckcm-wmz

 

Scarlett Giovana Borges

ESCOLAS COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR: DISPUTAS DESIGUAIS NA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE DE 1987-1988

Elina Renilde de Oliveira Ribeiro

POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA TERRITORIALIZAÇÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS

Júlia Mazzonetto; César Riboli

DIREITO À EDUCAÇÃO: Uma análise do contexto social brasileiro na busca de efetividade através da ética

Aline Aparecida Martini Alves

A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS REVERBERAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: CONSENTIMENTOS E RESISTÊNCIAS

Marina Fagundes Weisheimer; Caroline Birnfeldt

TERRITÓRIO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Sandra Lilian Silveira Grohe

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E AGENDAS GLOBAIS NO CONTEXTO DE CIDADES BRASILEIRAS

 

 

 

 

GT: As relações entre Educação e Direito e suas contribuições para ma cidade educadora

Daniel Pulcherio Fensterseifer (URI) (danielpulcherio@uri.edu.br)

Alexandre Torres Petry (alexandre@petry.adv.br)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

José Konzen

Lizandra Andrade Nascimento

O PAPEL DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE NA URI – SÃO LUIZ GONZAGA

https://meet.google.com/aso-yavi-qom

 

José Konzen

Daniel Pulcherio Fensterseifer

Lizandra Andrade Nascimento

OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE SOBRE OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Rochana Basso

Daniel Pulcherio Fensterseifer

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA PRESIDIÁRIAS:

UMA REVISÃO

Ana Luiza da Silva Alves

Fernando Battisti

THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: PRÁTICAS JURÍDICAS A PARTIR DA “ÉTICA DO CUIDADO”

Janaina Rossarolla Bando

Daniel Pulcherio Fensterseifer

O PROCESSO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA

Sarah Sides

Tatiane Munareto

Lizandra Andrade Nascimento

CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS DO ABUSO SEXUAL

DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

O Papel dos Profissionais da Saúde no Enfrentamento da Violência

Rodenil Gonçalves de Jesus

A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO LEGISLATIVO POR INTERMÉDIO DA INCLUSAO DIGITAL

Iziane Luiza Bertotti

Fernando Battisti

A THERAPEUTIC JURISPRUDENCE E A SUA RELAÇÃO COM A ÉTICA DO CUIDADO NO ÂMBITO PENAL

José Konzen

Lizandra Andrade Nascimento

O PAPEL DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE NA URI – SÃO LUIZ GONZAGA

Susana Michels

CONFLITOS E VIOLÊNCIA ESCOLAR: FAMÍLIA E ESCOLA GARANTINDO OS DIREITOS DO EDUCANDO

 

 

 

GT: Educação, Leitura e Direitos Humanos

 

Cilene Margarete Pereira (UNINCOR – MG)

Luana Teixeira Porto (URI/FW) (luana@uri.edu.br)

 

 

AUTOR

TITULO

 

LINK MEET

 

Ernani Hermes

NARRATIVAS DO EU, LEITURAS DO OUTRO: LEITORES E PERSONAGENS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA

 

https://meet.google.com/hss-vpfe-wry

 

Aline Ferrari Caeran

Luana Teixeira Porto

 

DISCURSO SOB A ÓTICA DE MICHEL FOUCAULT: PROCEDIMENTO PARA APREENSÃO DE RELAÇÕES ENTRE DISCURSO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES E EDUCAÇÃO

Tuani Feron

Luana Teixeira Porto

CINEMA: ARTE E LETRAMENTO AUDIOVISUAL NAS ESCOLAS

Gabrieli Krawczak

Luana Teixeira Porto

O MONSTRO NÃO TÃO MONSTRO: UMA LEITURA DE GRENDEL EM BEOWULF

Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli

Adriane Ester Hoffmann

“GRITARAM-ME NEGRA”, DA PERUANA VICTÓRIA SANTA CRUZ

Zípora Duarte

Márcia de Souza

A LITERATURA COMO INSTRUMENTO HUMANIZADOR: CONTRIBUIÇÕES DA CRÍTICA LITERÁRIA

Cleverson Florêncio

Cilene Margarete Pereira

 

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE USO DO CURTA METRAGEM EM SALA DE AULA

Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler

Arnaldo Nogaro

Martin Kuhn

O TEMA EXISTENCIAL MORTE: DIÁLOGO COM A ESCOLA

Manoela Magalhães Pereira

Luana Teixeira Porto

LINGUAGENS E LEITURA NA SALA DE AULA: O MÉDICO E O MONSTRO NA LITERATURA E NO CINEMA

Cilene Margarete Pereira

O CORPO TRANS NO ESPAÇO ESCOLAR: POR UMA (RE)EXISTÊNCIA

 

 

 

GT: A cidade como lócus de interação social e prática cidadã

 

Cristhian Moreira Brum (URI) (brum@uri.edu.br)

Tarcisio Dorn de Oliveira (UNIJUÍ) (tarcisio.oliveira@unijui.edu.br)

 

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Lucimery Dal Medico

Renato José Dall Agnol

A INTERFERÊNCIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NAS

PESSOAS E A CULTURA

https://meet.google.com/knv-qwex-vyf

 

Tainara Kuyven

Raíssa Castro Schorn

Tarcisio Dorn de Oliveira

Daniel Hedlund Soares das Chagas

DIREITO E CIDADANIA:INTERAÇÕES ENTRE

ACESSIBILIDADE, DESENVOLVIMENTO LOCAL E INCLUSÃO SOCIAL NOS ESPAÇOS URBANOS

Jandha Telles Reis Vieira

Müller

Gabriel da Silva Wildner

Cláudia Eliane Ilgenfritz

Toso

Tarcisio Dorn de Oliveira

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PRESERVAÇÃO DA

ARQUITETURA COMO PRÁTICA E FORMAÇÃO CIDADÃ

Daniel Hedlund Soares das Chagas

Tarcisio Dorn de Oliveira

Tainara Kuyven

METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA TENDÊNCIA CONTEMPORÂNEA NA PRÁTICA EDUCATIVA

Pedro Couto Moreira

Lucimery Dal Medico

Renato José Dall Agnol

PATRIMÔNIO CULTURAL E

IDENTIDADE CULTURAL: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO LUGAR DAS CIDADES

Carla Riethmüller Haas

Barcellos

Helena Copetti Callai

Tarcísio Dorn de Oliveira

A CIDADE E A ESCOLA COMO REFERÊNCIA DE ACESSO DO PODER PÚBLICO À FAMÍLIA

Elmir Jorge Schneider

Fabiane da Silva Prestes

CIDADE EDUCADORA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Renato José Dall Agnol

Lucí dos Santos Bernardi

Cristhian Moreira Brum

 

DESENVOLVIMENTO DE

PROJETOS ARQUITETÔNICOS

NO TALLER VERTICAL

INTERNACIONAL:

EXPERIENCIANDO CENÁRIOS

PARA INVESTIGAÇÃO

 

 

 

GT: Educação Financeira: Tecendo Formas de Ser e Estar em Cidade que Educa e se Educa

 

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi (URI) (lucisantosbernardi@gmail.com)

Bruna Larissa Cecco (IFF) (brunacecco@hotmail.com)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Simone Ruppenthal

EDUCAÇÃOFINANCEIRA E CIDADE EDUCADORA: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS

meet.google.com/kaq-tcwx-nms

 

Ana Paula Rohrbek Chiarello

Cheila Zanuzzo

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: PROJETOS INDIVIDUAIS E PROJETOS COLETIVOS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Ana Queli M.Reis Lautério

Cíntia Fogliatto Kronbauer

Raquel Taís Breunig

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: MATEMÁTICA E CONTEXTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fabricio Michell Soares

Ani Caroline G. Potrich

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DO CURSO EAD ENEF – FINANÇAS SEM SEGREDOS

Julio Henrique Silva Piaia

O JOVEM E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: FALANDO DE CONSUMISMO E PROJETO DE VIDA

Ana Paula R. Chiarello

Bruna Larissa Cecco

Nádia Cristina P. Pelinson

A INCORPORAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: MUDANÇAS E DESAFIOS

Lucí dos Santos Bernardi

Vladinei Gomes Apolinario

A MATEMÁTICA EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONTEXTOS PARA TOMADA DE DECISÃO

 

 

 

 

GT: Entre a escola e a rua: abordagem de gênero para ressignifcar a circulação de saberes

 

Eliane Cadoná (URI) (eliane@uri.edu.br)

Vera Sirlei Martins (UFSM)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Heloísa Derkoski Dalla Nora

YOUTUBERS MIRINS: AS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE GÊNERO NO COTIDIANO INFANTIL

https://meet.google.com/bmx-yocg-jtm

 

Náthaly Zanoni Luza

Eliane Cadoná

PRÁTICAS DISCURSIVAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE GÊNERO E SAÚDE: COM A PALAVRA, PROFESSORES/AS DO ENSINO MÉDIO

Cleidinara Rigodanzo

Eliane Cadoná

QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Taina Kurtz

Eliane Cadoná

GÊNERO, SAÚDE E DIVERSIDADE SEXUAL NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Willian Edson Tomasi

Eliane Cadoná

MASCULINIDADES E MÍDIA: REPRESENTAÇÃO DE HOMENS NA CULTURA POP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GT: Direito Educativo e Cidades Educadoras: um olhar sobre os processos escolares.

Fernando Gonzalez Alonso (UPSA – Universidad Pontifícia de Salamanca – Salamanca - Espanha)

Luci Mary Duso Pacheco (URI) (luci@uri.edu.br)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

María del Carmen Gómez Gómez

María Esther Olveira Olveira

LA ADULTEZ, TIEMPO PARA APRENDER, EDUCAR Y PARTICIPAR

 

https://meet.google.com/gjg-acrk-ndg?hs=122&authuser=1

 

Quielen Rosa Souza Albarello

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR ATUAL

Luciana Nascimento Crespo Dutra

Luci Mary Duso Pacheco

EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

Simone Soares Rissato Alves

A PSICOMOTRICIDADE COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR PARA A ALFABETIZAÇÃO

Marilza Gallan Flor

Luci Mary Duso Pacheco

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Iarana De Castro Gigoski

Luci Mary Duso Pacheco

DIREITO EDUCATIVO E MEDIAÇÃO DE CONFLITO ESCOLAR: COMPREENDENDO CONCEITOS

Jeanice Rufino Quinto

Luci Mary Duso Pacheco

AS REDES INTELECTUAIS NA PRODUÇÃO DA PESQUISA E DO CONHECIMENTO COMO PROMOTORAS DO DIREITO EDUCATIVO

Bruno Ficanha Basso

Juliana Patrícia Bortolini

Arminda Almeida da Rosa

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE TAQUARUÇU DO SUL/RS

Carmen R. Iglesias Martín

Rosa María de Castro Hernández

DERECHO EDUCATIVO: EL ESTABLECIMIENTO DE LOS FUNDAMENTOS FAMILIARES POR PARTE DE LOS PODERES PÚBLICOS

Letícia Zanella

Luci Mary Duso Pacheco

A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA VALORIZAÇÃO PELO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO

Rubén González de Castro

Raimundo Castaño Calle

Fernando González Alonso

 

SITUACIONES ESPECIALES DE MENORES SEGÚN EL DERECHO ESPAÑOL, QUE DIFICULTAN LA VIDA ESCOLAR EN LAS CIUDADES EDUCADORAS

Álvaro Dosil Rosende

RETOS Y OPORTUNIDADES PARA LA EDUCACIÓN CULTURAL Y ARTÍSTICA EN LA CIUDAD EDUCADORA

Tamara Valladares de Vera

LA PARTICIPACIÓN COMO CAMINO HACIA LA CONSTRUCCIÓN DE LA CIUDAD EDUCADORA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GT: Docências Contemporâneas e Práticas Pedagógicas: Quando a Universidade e a Escola Atravessam seus Muros e Habitam a Cidade

 

Elí Terezinha Henn Fabris (UNISINOS) (ethfabris@gmail.com)

Sandra de Oliveira (UNISINOS)

Clarice Traversini (UNISINOS)

Luis Pedro Hillesheim (URI) (luispedro@uri.edu.br)

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Susana Schwartz Basso

Dioneia Maria Samua Vieira

Arminda Almeida da Rosa

Luis Pedro Hillesheim

DO PENSAMENTO À PRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CIDADE DE TAQUARUÇU DO SUL NA FORMAÇÃO ESCOLAR AO DESENVOLVIMENTO LOCAL

https://meet.google.com/xcn-hipm-hjk

 

Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter

Patricia Thoma Eltz

A EDUCAÇÃO PARA O OLHAR ESTÉTICO ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA COM ALUNOS DO IFSUL SAPUCAIA DO SUL

Natana Fussinger

Martin Kuhn

DEMARCANDO O RECORTE DA INVESTIGAÇÃO: SABERES DOCENTES DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Tatiane Pinto Marques

Arnaldo Nogaro

 

O COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ESPAÇO ESCOLAR: ATRIBUIÇÕES E CONSIDERAÇÕES

Luana Fussinger

Arnaldo Nogaro

Graciela Deise Metz

Simoní Engler

INGRESSO PROFISSIONAL DOCENTE E SEUS DESDOBRAMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR

Kemilly Mendonça Maciel Ventura de Vasconcelos

MODOS DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NOS DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO JESUÍTA: PERCURSOS HISTÓRICOS PARA PENSAR O PRESENTE

Viviane Inês Weschenfelder

Sandra de Oliveira

 

ARTESANIAS PARA A INCLUSÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ARTICULAM UNIVERSIDADE E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Juliana Veiga de Freitas

Maria Eduarda Leidens Prates 

A TERCEIRIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE  PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: OS CAMINHOS PARA O ENDIVIDAMENTO DA DOCÊNCIA

Gabrieli Schaffer 

Juliane Cláudia Piovesan

AUTISMO: UMA REFLEXÃO ESCOLAR E SOCIAL

Juliane Cláudia Piovesan

Susana Schwartz Basso

Lucí dos Santos Bernardi

TRABALHO COM PROJETOS: UM CAMINHO ALÉM DA ESCOLA

Cláudia Inês Horn

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO PÚBLICO PARA A CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DO PROTAGONISMO INFANTIL

Antônia Regina Gomes Neves

Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia

UM ETHOS ABERTO PARA EDUCAR: ESCOLAS INOVADORAS E CIDADES EDUCADORAS

Emanuela Galvão Páscoa

Francisco Marcôncio Targino de Moura

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REVISTA NOVA ESCOLA: EDUCAÇÃO E SAÚDE COMO CULTURA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Claudia Felin Cerutti Kuhnen

 

A CONSTITUIÇÃO DE UM ETHOS AMBIENTAL PARA UMA CIDADE EDUCADORA

 

AS CIDADES EDUCADORAS E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: ELEMENTOS PARA PENSAR A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

 

Roseclesia da Cruz Brandão

Cláudio Reichert do Nascimento

EXERCÍCIOS FILOSÓFICOS NOS ANOS INICIAIS DA BNCC

Daiane Scopel Boff

Samantha Dias de Lima

DOCÊNCIA COMO ARTESANIA: A INDISSOCIABILIDADE TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 

 

GT: A alfabetização na cidade: propostas inovadoras na educação integral

Angela Chuvas Naschold (UFRN) (anaschold@gmail.com)

Elisangela de Oliveira Baracho (Rede Municipal de Ensino de Currais Novos) (angelbaracho_acari@hotmail.com)

 

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Eduardo Bruno da Costa

Angela Chuvas Naschold

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR: A REALIDADE EDUCATIVA DO MUNICÍPIO DE JARDIM DE PIRANHAS/RN

https://meet.google.com/gzu-ssmx-emu?authuser=0

 

Doraneide Cristina de Oliveira Medeiros

A DESCOBERTA DO PRAZER PELA LEITURA

Suerly Soares de Lira da Costa

INTEGRANDO OS CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS: COM O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E A ESCRITA

Maria José da Silva Souza

MAGIA DO SABER

Joana D’arc Trajano de Medeiros

DA MEMÓRIA DE TRABALHO À COMPETÊNCIA LEITORA

Josiane Marques Gomes

Lucí dos Santos Bernardi

ALFABETIZACÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO:FALANDO DA MATEMACIA

MARIANA LEONIRA DA SILVA

A IMPORTANCIA DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ALBANY LÚCIO DA SILVA RODRIGUES

LEITURA E NEUROCIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

MARIA DAS VITÓRIAS OLIVEIRA SILVA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENRIQUECENDO A COMUNICAÇÃO E A EXPRESSÃO

Alana Caroline de Azevedo Mendes Porto

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIAS PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E RESULTADOS

Elisângela de Oliveira Baracho

CIRCUITO DE LEITURA NA ERA DIGITAL: O MISTÉRIO DAS LETRAS

 

 

 

 

GT: A Cidade Educadora na Educação com Tecnologias Digitais: o que ensinar e aprender na sociedade 5.0?

Elisabete Cerutti (URI) (beticerutti@uri.edu.br)

Lucia Giraffa (PUC-RS) (giraffa@pucrs.br)

 

 

 

AUTOR

TITULO

LINK MEET

Fernando Battisti

Telmo Saraiva Junior

Elisabete Cerutti

A RECONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZADO A PARTIR DO CONTEXTO DE CIBERCULTURA EM  PIERRE LÉVY

https://meet.google.com/bjx-yhyp-ufm

 

Ana Patrícia Henzel Richter

Judite Ines Schreiner Gauer

Elisabete Cerutti

O ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS COMPLEXOS: O DESAFIO DE SER DIGITAL

Jocélia Nunes Antunes

Elisabete Cerutti

COMPREENDENDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Ana Maeli Silva

Elisabete Cerutti

METODOLOGIAS DE ENSINO HIBRIDO NO ENSINO SUPERIOR E A DISSEMINAÇÃO DA CIEBRCULTURA JUNTO AOS DOCENTES: UM OLHAR SOB URI.

CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN.

José Marcos Felipe

Marta Cristina Barbosa

 

O USO DE TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA.

Larine Theisen

Marcia Dalla Nora

 

POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DAS TDIC’S NO ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PREVISTAS PELA BNCC

Gesseca Camara Lubachewski

Elisabete Cerutti

 

METODOLOGIAS ATIVAS: (RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luiz Balestreri

Cliceres Mack Dal Bianco

 

ACESSO À INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL E USO DE TÉCNICAS DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA LOCALIZAR PESSOAS DESAPARECIDAS